domingo, 16 de setembro de 2012


Só 15% de professores em faculdade paga são doutores

Nas instituições públicas, o porcentual de doutores saltou de 36% para 50% em nove anos
O número de professores com doutorado nas instituições de ensino superior privado no País aumentou apenas 3,3 pontos porcentuais em uma década, de 2001 a 2010. Do total de docentes nas entidades particulares, 15% têm grau acadêmico de doutor - cerca de 33 mil pesquisadores. Nas instituições públicas, o porcentual de doutores saltou de 36% para 50% no mesmo período.
Os dados sobre a evolução na titulação dos professores fazem parte do relatório do Censo da Educação Superior de 2010, consolidado em agosto deste ano pelo Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação).
No documento, o Inep afirma que o porcentual atual das funções docentes de doutorado nas particulares é "bastante reduzido". Já a Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) - entidade que representa 400 instituições privadas - alega que a maioria das unidades particulares não tem o título de universidade.

Leia mais notícias de Educação
Segundo o consultor educacional da Abmes, Celso Frauches, como a maioria das instituições privadas é formada por centros universitários ou faculdades, não haveria obrigação de realizar uma pesquisa com professores de maior titulação nem de oferecer cursos de doutorado, por exemplo.

— Essas instituições não são destino do professor-doutor.
Mas, segundo o professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarse, as faculdades devem sim "problematizar" algum tipo de pesquisa. Segundo Alavarse, o professor com doutorado teria uma preparação mais sólida.

— O título de doutor não significa um título de nobreza, significa que alguém passou pelo menos sete anos como pesquisador.

Fonte: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/so-15-de-professores-em-faculdade-paga-sao-doutores-20120916.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Penso, logo existo"